Ubuntu 64 travando com excesso de RAM


Outro dia resolvi passar meu sistema Ubuntu de 32 para 64bits para emular windows também em 64 e experimentar alguns programas que só estão disponíveis nesta versão. Por falta de memória RAM os programas dão pau. Tudo bem, por fim continuei minha vida com o sistema agora atualizado para 64 bits, principalmente considerando que hoje em dia é o mais recomendado pela Canonical.



Após algum tempo de uso, programas de imagem e vídeo que eu usava normalmente começaram a travar após um tempo de uso. E não era o simples travamento do programa que demora para responder, fica cinza e fecha. Era o travamento completo do sistema, incluindo o mouse.

Fiz então alguns testes com o monitor de sistema do Gnome que já vem no Ubuntu, e aliás é muito bom. Com ele notei que:

  1. Minha memória RAM consumida só pelo sistema operacional era no mínimo maior que 1Gb, que é muita coisa pra quem tem apenas 4Gb.
  2. Se a memória chegasse a 100% de uso o sistema travava, incluindo o mouse.

Foi então que pesquisei na internet e descobri que esse problema acompanha o Ubuntu desde sempre, não foi solucionado e impressionantemente acontece apenas na versão 64bits. Por isso eu nunca tive problemas ao usar o sistema de 32. Todas as reclamações eram parecidas, e ninguém apresentou nenhuma solução para o problema, apenas formas de evita-lo.

Apenas por falta de opções pensei em acessar a BIOS para verificar se existiria alguma opção para tentar melhorar a minha situação de alguma forma. Percebi que não tem quase nada para mexer nela, mas fiz um teste interessante que, por incrível que pareça, acabou com o problema.

Eu estava usando o compartilhamento de memória da GPU no máximo, 512Mb. Resolvi baixar para o mínimo de 32Mb e testar, sem compromisso. E absurdamente o problema foi embora. O consumo da RAM sem programas abertos ainda é maior que 1Gb, o que é natural e esperado para o sistema em 64bit, conforme discussões que li nos fóruns, mas chegou a diminuir um pouco. E ao usar os programas que consumiriam loucamente minha memória, constatei no Monitor do sistema que a memória nunca mais chegou ao limite e o máximo que me aconteceu foi o devido travamento do programa apenas, tendo o resto do sistema em funcionamento normal.

E para ficar mais abismado, executei testes com jogos, tanto no Ubuntu quanto na partição do Windows, e notei uma leve melhora de desempenho em ambos. Mesmo os jogos que meu computador mal suporta rodar não apresentaram travamentos, apenas lentidão e frameskips.

A única ideia que me veio a respeito dessa situação é que o meu processador I3 com GPU integrada vem com uma falsa configuração de compartilhamento de RAM que acaba gerando um problema para o acesso pelo SO.

Se você tem o problema de travamento do sistema por excesso de consumo de memória, experimente mexer no compartilhamento da GPU.
Se você não tem o problema, ainda assim experimente, compare o desempenho. Pode servir melhor para rodar seus jogos como foi para mim também.



Para alterar o compartilhamento de memória com a GPU, basta acessar a BIOS na tela inicial quando você liga o computador, a primeira que aparece. Geralmente tem um canto dizendo "aperte tal tecla para acessar as configurações", ou algo assim. Pode ser a tecla Del, F2, F12, varia com o produto.